segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cada tribo tem sua trilha sonora

Olá gente! Desculpa minha falta ontem, tive uns probleminhas técnicos, fiquei sem internet durante a tarde, mas isto não vem ao caso. Tava dando uma lida nuns posts antigos do Meio Óbvio, quando vi este artigo, que achei muito interessante, e vou copiar repassar para vocês. Minha tribo no caso, seria Nerd (jura?!), ou talvez até Gótico, mas Nightwish também conta como Nerd... Então dá uma olhada e comente qual é a sua tribo! =D

"A música é algo meio que revelador nos diferentes grupos, que aqui vamos chamar carinhosamente de tribos. Já imaginou pedir para um surfista cantar uma canção sertaneja? Vamos confessar que não é uma idéia muito realista, mas isso até que acontece! É como se fosse uma espécie de "panelinha musical", onde o indivíduo escolhe em qual ele quer trocar idéias e compartilhar a sua preferência. Estamos acostumados a rotular as pessoas por sua maneira de vestir e também as músicas que ouvem. Dizem que isso é mito, e há controvérsias. De qualquer forma vale o post apenas para comentar o meu ponto de vista, o que tenho observado por aí e acompanhado nos fóruns sobre o assunto, é óbvio que é só uma brincadeira, nada oficial, não estou afirmando que isso seja absoluto e que de fato deve ser assim, se você não concorda pode até deixar sua opinião sobre o assunto. E claro, são algumas tribos e trilhas, já que existem várias outras e o tema é infinito...

GÓTICOs



Já viu aquele cara ou aquela garota com casaco ou capa preta, botas, adornos sinistros, crucifixos, batom preto e lápis nos olhos? Eles são "teoricamente" góticos. Bem, dizem as "más línguas" que eles adoram a noite e cemitérios. Curtem literaturas de poetas como Álvares de Azevedo e Allan Poe. Com relação à música, vou citar algumas "culturas obscuras" que mais gosto: a banda finlandesa Nightwish e a americana Evanescence . São bandas de estilo épico e teatral. Tocam um tipo de Metal Melódico e com muito lirismo. O teclado arrasa nas canções. A harmonia dos coros vocais e as orquestras tornam as apresentações um verdadeiro espetáculo! Vi em alguns fóruns sobre o assunto que essa tribo ouve também outras obras como Sirenia, The Cure, Arcana e Epica.



SURFISTAs




Eles são super leves, tranquilos, curtem a natureza e cores vibrantes. Gostam de ser independentes e admiram a quietude do mar quando não estão em ação. Acho que é por isso que sempre relaciono sufista com a música jamaicana, o reggae. Mas o artista, também surfista, que gosto e muito é o Jack Johnson. O cara nasceu no havaí, surfa e toca violão desde moleque. Influenciado por Bob Marley, o resultado disso tudo são as suas belíssimas canções, um estilo que aprendi a admirar e ouço na minha casa para relaxar. Os sufistas também costumam ouvir indie rock, um estilo mais independente e livre.



CAFONAs




Bem, não sou eu quem estou afirmando, mas é o que ouço por ae. Dizem que cafona é aquele que ouve músicas pra lá de "bregas" como Falcão, Reginaldo Rossi, Tiririca com sua "Florentina de Jesus", Amado Batista, Marcio Greyck, Waldik Soriano ("....Eu não sou cachorro não!") e até Zezé di Camargo e Luciano com o seu "É o Amor". Eu gosto, pasmem, do Sidney Magal ("Sandra Rosa Madalena"), puxa é bem divertido, vai!



ÚLTIMOs ROMÂNTICOs




São aqueles que respiram amor e paixão o tempo todo, têm alguns que exageram quando ficam em casa chorando pelo amor perdido ao som de músicas que o pessoal costuma chamar de "cornos" como as do Zezé di Camargo e Luciano, Daniel e Leonardo. Curtem também Wando ("Fogo e Paixão"), Fagner, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Roupa Nova e principalmente aqueles álbuns de trilhas internacionais de novelas. Dessa tribo, o meu gosto pessoal indica Fábio Jr.

EMOs




Esse grupo sofre algumas críticas por causa do jeito irreverente de ser, se vestir e pentear os cabelos (os homens com a franja caindo de um lado do rosto, maquiagem, roupas pretas e um básico all-star). Mas a moda pegou. Eles acreditam num mundo melhor, onde todos podem viver livres de preconceitos. Gostam do "EMOtinal hardcore", uma vertente da música punk que mistura som pesado e letras românticas. Na trilha sonora temos bandas como Fresno, Simple Plan, My Chemical Romance, Green Day, e claro, NX Zero, minha preferida.



GLBT




Em uma casa de shows gay sempre rola música eletrônica e muito dance. O interessante é que todo homosexual que conheço é fanático por Madonna ("Vogue", muito tocada aliás) e curte sons como ABBA ("Dancing Queen", essa canção é praticamente o hino), Village People, Cher, T.A.T.U, Queen, Diana Ross, Elton Jhon, ACDC, Sylvester, Christina Aguilera, Aqua ( com a divertida "Barbie Girl") entre outros. Eu acho a Madonna a rainha dos gays. Outra que não poderia deixar de citar e que virou destaque em 2009 é a "fenômena" Lady Gaga. Ah, mas fala sério, a sua música dance-pop e eletrônica agita qualquer pista de dança!



A GALERA DO MORRO




É bem verdade que para grande parte da sociedade o funk está sempre relacionado à música produzida nos morros cariocas. Mas o funk caiu nas graças do povo brasileiro e até dos estrangeiros. Sem dúvidas é um dos sons mais tocados nas festas, eventos, inclusive nas rádios. Assim como o funk, o rap e hip hop também estão presentes nos morros e já ganharam o cenário musical mundial. Confesso que não é minha praia, mas como tento ser eclética, vou indicar minhas preferidas: Mc leozinho ("Ela só pensa em beijar"), Perlla ("Tremendo Vacilão" e "Totalmente Demais") , Marcelo D2, Eminem , 50 cent, Ja Rule, Snoop Dogg. Outros dois estilos que costumam tocar bastante nesses ambientes são o pagode e o velho samba. Agora citar nomes, aí já é demais...



CULTs E CLÁSSICOs




Com exageros e bastante estereótipos, eu diria que a comunidade cult é aquela que admira a cultura em geral, principalmente a clássica. Gostam de teatros, cinema, obras de arte, espetáculos de dança, balé e orquestras, e apreciam uma boa música clássica e MPB. O repertório varia desde de belas vozes, as quais também admiro, como Djavan (meu preferido), Caetano Veloso, Gal Costa, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Ney Matogrosso, Tom Jobim, João Gilberto, até Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti e Frank Sinatra, vixi, agora peguei pesado, não!?.

HIPPIEs




Sempre vejo associarem a cultura hippie ao estilo reggae e a lemas como a paz, natureza, liberdade sexual e maconha liberada. Mas os hippies gostam mesmo de canções ligadas ao pacifismo e à crítica social. Confesso que só comecei a ouvir canções dessa tribo quando conheci e passei a admirar alguns ícones da música como Janis Joplin. Ouça a sua música "Summetimer", o solo de guitarra é muito bom. O meu fascínio por guitarra me faz gostar também de Santana e Jimi Hendrix. Joe Cocker também é legal. Mas eu indicaria como a canção trilha da tribo a música "Age of Aquarius" do filme musical Hair.



NERDs




A era nerd chegou para ficar mesmo. Segundo uma pesquisa de uma faculdade na Inglaterra, adolescentes "nerds" gostam de ouvir heavy metal. Li que nerd tem um exagerado interesse por certos assuntos como cultura, tecnologia e Midia Digital. Os nerds que conheço são bem ecléticos, curtem desde de MPB a Metal. Conheço os que gostam de ouvir Evanescence, Linkin Park, Los Hermanos, Rappa, Capital Inicial, Simple Plan, U2, Indie Rock, e até MPB (como Djavan e Maria Rita). Eu, de fato, não gosto muito de heavy metal.


"

Fonte

Bem, é isso! =]

Bjus ;x

3 comentários:

††Lady Chrissy†† disse...

eu ri de algumas coisas erradas ai no meio uahuahuahuhauhauhauhauhuahua

Nightwish NÃO é gótico... mas ainda vá lá classificar ele assim!

mas evanescence pula prum ramo beeeeeeeeeeeeeeem mais afastado ainda

enfim... mas valeu as risadas e as matérias sobre os cafonas ^^

Cupcake disse...

Tipo , eu to em quase todas . #medo #medo #medo

Anônimo disse...

Chrissy: Pois é, eu já li que não é gótico em algum lugar, mas não queria modificar a matéria... Apesar de que há góticos que curtam Nightwish... Mas, anyway... Tá valendo! =]

Cupcake: Somos ecléticas! \0/ =p

Postar um comentário